RSS

Cinema francês

25 ago

Nessa semana ocorreu o Festival Varilux de Cinema Francês. Ele acontece a alguns anos e em várias cidades do Brasil. Aqui em Natal é no Moviecom do Praia Shopping. Eu participei dele pela primeira vez no ano passado, escrevi até um post aqui na época, gostei e esse ano fui novamente.

Tenho me interessado pelo cinema francês recentemente, primeiro porque quero abrir o leque de opções, temos o costume de consumir mais os filmes dos Estados Unidos, até porque a oferta é maior e o apelo comercial também. Não dá para negar que dentre tantos filmes pipoca, eles também tem muitos filmes bons para nos fazer refletir ou apenas para nos divertir. Além disso, também estou estudando francês e a gente acaba tendo mais contato com a cultura francesa. E por último, mas não menos importante, convenhamos, foram os franceses que inventaram o cinema. Por diversas razões, as duas grandes guerras principalmente, os franceses perderam a força e esta foi se instalar nos estúdios norte-americanos.

Bem, no festival fui conferir dois filmes: A vida vai melhorar (Une vie meilleure) e O barco da esperança (La Pirogue), são dois dramas. O segundo, que achei mais interessante, retrata alguns moradores de uma comunidade do Senegal que colocam todas as suas esperanças em uma arriscada e precária viagem de barco (la pirogue) rumo à Europa em busca de emprego e melhoria de vida para as suas famílias que ficam. Este filme foi feito em homenagem aos milhares de mortos que tentaram a sorte fazendo esta travessia.

Para aqueles que gostam de ver filmes, recomendo dar uma mudada de estilo de vez em quando, é interessante ver as diferenças entre filmes de vários países.

Até a próxima.

 
1 comentário

Publicado por em 25/08/2012 em O que estou assistindo

 

Tags: ,

Uma resposta para “Cinema francês

  1. italo mendes (@iradomendes)

    27/08/2012 at 6:25

    Os dois filmes são muito bons, são dramas, com algumas partes de humor. Da próxima vez, veremos comédias, porque a única comédia francesa que vi gostei muito.

     

Deixe um comentário