RSS

Distrito 9

03 abr

Fiquei um pouco ausente, mas estou de volta!

O filme Distrito 9 foi um dos indicados ao Oscar de melhor filme do ano passado. Eu só tinha ouvido falar neste filme, não o assisti na época do lançamento, na verdade nem sei se o filme foi lançado em circuito nacional.

Distrito 9 é uma produção da Nova Zelândia com a Africa do Sul. Quando ouvimos falar em Nova Zelândia logo lembramos do Peter Jackson e da sua maravilhosa saga “O Senhor dos Anéis”, mas neste filme ele é somente o produtor e o responsável por boa parte do dinheiro arrecadado para fazer o filme.

A nave como parte da paisagem natural da cidade.

O filme, contado como um pseudo-documentário, trata da presença de aliens na região da África do Sul. Uma nave alienígena com defeito fica em órbita nos céus da cidade de Johanesburgo com milhares de seres morrendo dentro dela. As autoridades locais realocam os seres para viver em uma região chamada Distrito 9.

Após 20 anos o bairro/favela fica à margem, separados e sob vigilância constante. Alguns dos aliens aprendem a língua local e são capazes de estabelecer alguma comunicação com os humanos. Os ETs não são violentos, mas uma vida renegada, fora do seu habitat natural faz com que a convivência se torne incômoda, para os dois lados. A separação relembra a época do apartheid.

Numa tentativa dos humanos para uma nova realocação dos aliens, já que os vizinhos do Distrito 9 estão muito incomodados, o chefe da força-tarefa Wikus tenta de forma pacífica informar aos “condôminos” do despejo. Numa das incursões ele é contaminado com um vírus extraterrestre que o vai tornando lentamente em um deles. Isto o torna alvo para experimentos dos humanos fazendo com que ele fuja pela sua sobrevivência, lutando lado a lado com os aliens.

Realocação dos aliens.

Em um certo ponto do filme nos vemos torcendo pelos aliens. Normalmente nos filmes os aliens são mostrados sempre como seres superiores, com super-armas e melhor tecnologia que a nossa. Nesse filme não é diferente, só que eles não vieram invadir, apenas tiveram a infelicidade de “dá o prego” por aqui, e ficaram impossibilitados de usar seus recursos. A maior diferença é que eles querem apenas ir embora. Ficamos torcendo por isso, a sobrevida que eles levam na Terra é humilhante, são alimentados como animais e sofrem com a violência e o tráfico de comida.

Alien

Por mais que o filme seja uma ficção nos faz refletir como sofrem as populações renegadas, deixadas para sobreviver do jeito que der. Quando o governo não toma conta sempre aparece alguém para fazer o serviço, para o bem ou para o mal.

Anúncios
 
3 Comentários

Publicado por em 03/04/2011 em O que estou assistindo

 

Tags:

3 Respostas para “Distrito 9

  1. Edmilson

    03/04/2011 at 14:15

    é, o filme é mto bom mesmo. nunca parei pra refletir sobre ele, curti mesmo as cenas de ação, mas oq vc falou no final realmente faz sentido.

     
  2. Ítalo Mendes

    05/04/2011 at 7:26

    A ação do filme é excelente e a história tem uma certa diferença entre os filmes de ação. Até o final do filme você fica sem ter certeza do que acontece.

     
  3. Marco

    26/04/2011 at 9:39

    muy buena pelicula. interesante argumento y creo que es una pelicula de bajo presupuesto

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: